sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lince-euroasiático


O Lince Euroasiático (Lynx lynx) é um felino de tamanho médio, nativo nas florestas da Europa e da Sibéria, onde é um dos predadores. O lince euroasiático é o maior do linces, variando de 80 a 130 cm de pé. Os machos geralmente pesam entre 18 a 30 kg e as fêmeas pesam 18,1 kg em média.
A cor do seu pelo é cinza avermelhado, estando também presente manchas negras características.
O lince é essencialmente um animal nocturno e vive sozinho quando adulto. Além disso, os sons que ele produz são muito calmos e raras vezes pode ser ouvido, de modo que sua presença em uma área pode passar despercebida durante anos.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Gato-chileno ou Kodkod


O Gato chileno (Leopardus guigna), é o gato mais pequeno das Américas. Pode ser encontrado no Chile e na Argentina, estando o seu habitat reduzido a Cordilheira dos Andes. Esta espécie é conhecida por ser extremamente rara, pequena e esquiva. 
O Kodkod chega a viver cerca de 11 anos.
O seu tamanho varia entre os 2 a 2.5 kg e têm comprimento 42 a 51 cm, e de altura cerca de 25 cm. A cor do pelo pode apresentar a cor castanho-amarela e cinzenta-castanha, tendo também a mistura manchas pretas na maioria dos indivíduos. 
O Gato Chileno têm uma pequena cabeça, pés grandes e uma cauda grossa.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Gato-andino ou Gato-preto-dos-andes


O gato-andino (Leopardus jacobita), é um felino que habita os Andes.


Gato-palheiro ou Gato-dos-pampas


O Gato-palheiro (Leopardus pajeros) é encontrado em uma vasta região que se estende por todo oeste e uma área central da América do Sul, região esta que inclui as Cordilheiras dos Andes. 
  Devido à grande extensão territorial em que vive, o gato-palheiro é encontrado em vários habitats diferentes (pastos em planícies, florestas equatoriais densas e montanhas com vegetação pobre em altitudes bastante elevadas).
Em adulto o gato-palheiro pesa de 3 a 7 quilos. Seu corpo mede de 56 a 70 cm. A cauda mede por volta de 30 cm.
O gato-palheiro é muito semelhante a um gato doméstico. Possui cabeça larga e suas orelhas são mais pontiagudas que a dos outros gatos sul-americanos. O seu pêlo é longo e as cores padrões e texturas variam bastante, podendo ser escuras com pintas vermelhas ou cinza-prateado claro. Quando fica com medo ou nervoso os pêlos do dorso ficam arrepiados dando-lhe uma aparência de maior porte para intimidar o inimigo.

Gato-maracajá


O Gato-maracajá (Leopardus wiedii) é um felino de pequeno porte. É muito parecido com a jaguatirica, podendo ser confundido com o gato do mato. Entretanto a cabeça e o corpo são menores e a cauda é mais longa em relação ao gato do mato. 
Utiliza suas habilidades de "escalador" para capturar pequenos roedores que habitam as árvores, bem como aves.
O seu peso alcança entre 3 e 5 quilos, com comprimento entre 90 e 130 cm. A gestação dura 80 a 84 dias, ninhadas geralmente com um único filhote. Esta espécie pode ser encontrada em todos os estados brasileiros.



Jaguatirica ou Gato-do-mato


A jaguatirica (Felis pardalis ou Leopardus pardalis), ocelote ou gato-do-mato, pode ser encontrado desde a Costa Rica até a Argentina.
A jaguatirica, considerada um felino de tamanho médio, é o terceiro maior felino da América, ficando atrás somente da onça pintada e do puma. O seu pelo é espesso, curto e macio. A sua cor é castanho com preto e branco.
Quando adulto, a jaguatirica tem de comprimento até 1,35 m (incluindo o rabo), sua altura pode chegar a 50 cm, seu peso oscila entre 11 e 16 kg e sua expectativa de vida é de até 20 anos.


Tigre


O tigre ( Panthera tigris) é considerado o maior de todos os gatos, são animais solitários que preferem uma densa vegetação, um habitat calmo, para poderem perseguir a sua presa.
A sua pelagem é laranja com listas pretas e com tons de branco na face , no tórax e na parte inferior do seu corpo.
Existiam nove subespécies de tigres , mas 3 das suas subespécies foram extintas.

Subespécies extintas:
  • Tigre-de-Cáspio (Panthera tigris virgata) ou tigre-persa - parente próximo do tigre da sibéria, o que o distinguia era o seu pelo, era mais comprido que a maioria dos outros tigres. Foi extinto durante os anos 50;
  • Tigre-de-Java (Panthera tigris sondaica)- deve o seu nome ao seu habitat tradicional: a ilha indonésia, Java . Parente do tigre de Sumatra, com pelo mais escuro e suas raias mais numerosas e mais estreitas. Nos anos 50 existiam mais de uma dúzia, actualmente já nem existem.

  • Tigre-de-Bali (Panthera tigris balica) - vivia nas ilha Bali. A sua cor era mais escura mas tinha raias menos numerosas do que as de outros tigres indonésios. Foi extinto durante os anos 80, devido à caça intensiva.

Subespécies que ainda existem:
  • Tigre-siberiano (Panthera tigris altaica) - é o maior dos tigres, podendo pesar até 306kg os machos e as fêmeas até 167kg. Podem chegar a ter um comprimento de 2,8m e mais 1m de cauda. Tem uma alimentação equilibrada comendo porcos, cervos, antílopes e búfalos. Podem ser encontrados em florestas tropicais, savanas ou áreas rochosas.
  • Tigre-do-sul-da-china (Panthera tigris amoyensis) - é a subespécie mais ameaçada neste momento, existe na República Popular da China.

  • Tigre-da-indochina - encontra-se na Camboja, sudoeste da China.
  • Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) - é encontrado nas florestas e savanas de Bangladesh, Butão, Nepal, Índia, Myanmar. A sua pelagem é de cor alaranjada, com riscos pretos e partes inferiores de cores claras quase branco. Existe uma excepção na cor da pelagem dos tigres-de-Bengala, que são chamados os tigres brancos da Índia e tal como o seu nome indica, a sua pelagem é de cor branca com riscos cinzentos. Normalmente, os machos têm cerca de 3 metros de comprimento e pesam cerca de 250 kg. As fêmeas são muito mais leves e não passam os 160 kg e pouco vezes passam os 260 centímetros de comprimento. A sua esperança média de vida é de cerca de 20 anos. 

  • Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae) - é encontrado somente na Indonésia, na ilha de Sumatra.

  • Tigre-malaio (Panthera tigris jacksoni) - encontra-se no sul da Península Malaia.

Serval


O Serval (Leptailurus serval) é um mamífero carnívoro que, embora não seja um animal domesticado, é por vezes criado em lares como se fosse um animal de estimação.
É um ser estranhamente dócil, mede cerca de 85cm e tem cabeça ridiculamente pequena.
Tê-lo como animal de estimação não se torna aconselhável, visto que o Serval tende em adoecer rapidamente se não for alimentado com carne crua. 
Esta espécie salta até 3metros de altura.


Gato-do-deserto



O gato-do-deserto, também conhecido como felis margarita, vive nas regiões quentes dos desertos da Ásia e da África.

É considerado um dos felinos mais pequenos e alimenta-se essencialmente de ratos, serpentes venenosas, aranhas, lagartos, lebres e insectos.
A sua estrutura física e a cor do seu pelo faz com que passe despercebido no meio em que se insere.
É naturalmente pequeno com cabeça larga e orelhas apreciáveis , que fazem com que a sua audição melhore e ajudam a perder o excesso de calor através delas . A sua pelagem é de cor da areia do deserto, tendo também poucas riscas mais escuras.




Gato-de-Pallas



Também conhecido como Manul (como eram chamados na Mongólia durante séculos).
Os Gato-de-pallas são uma das espécies mais antigas do mundo, sendo mais ou menos do tamanho de um gato doméstico, medindo entre 50 e 62 cm e pesando em média 4,5kg, mas com uma pelagem acinzentada (ou em tons de ferrugem) extremamente longa e densa no corpo e especialmente na cauda relativamente curta.
Comparando com um gato doméstico, esta espécie tem as garras mais curtas, menos dentes e as suas orelhas situam-se mais abaixo na cabeça .
Parecem-se com bolas de pelo, como o nosso querido e típico Garfield.