sábado, 11 de fevereiro de 2012

Tigre


O tigre ( Panthera tigris) é considerado o maior de todos os gatos, são animais solitários que preferem uma densa vegetação, um habitat calmo, para poderem perseguir a sua presa.
A sua pelagem é laranja com listas pretas e com tons de branco na face , no tórax e na parte inferior do seu corpo.
Existiam nove subespécies de tigres , mas 3 das suas subespécies foram extintas.

Subespécies extintas:
  • Tigre-de-Cáspio (Panthera tigris virgata) ou tigre-persa - parente próximo do tigre da sibéria, o que o distinguia era o seu pelo, era mais comprido que a maioria dos outros tigres. Foi extinto durante os anos 50;
  • Tigre-de-Java (Panthera tigris sondaica)- deve o seu nome ao seu habitat tradicional: a ilha indonésia, Java . Parente do tigre de Sumatra, com pelo mais escuro e suas raias mais numerosas e mais estreitas. Nos anos 50 existiam mais de uma dúzia, actualmente já nem existem.

  • Tigre-de-Bali (Panthera tigris balica) - vivia nas ilha Bali. A sua cor era mais escura mas tinha raias menos numerosas do que as de outros tigres indonésios. Foi extinto durante os anos 80, devido à caça intensiva.

Subespécies que ainda existem:
  • Tigre-siberiano (Panthera tigris altaica) - é o maior dos tigres, podendo pesar até 306kg os machos e as fêmeas até 167kg. Podem chegar a ter um comprimento de 2,8m e mais 1m de cauda. Tem uma alimentação equilibrada comendo porcos, cervos, antílopes e búfalos. Podem ser encontrados em florestas tropicais, savanas ou áreas rochosas.
  • Tigre-do-sul-da-china (Panthera tigris amoyensis) - é a subespécie mais ameaçada neste momento, existe na República Popular da China.

  • Tigre-da-indochina - encontra-se na Camboja, sudoeste da China.
  • Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) - é encontrado nas florestas e savanas de Bangladesh, Butão, Nepal, Índia, Myanmar. A sua pelagem é de cor alaranjada, com riscos pretos e partes inferiores de cores claras quase branco. Existe uma excepção na cor da pelagem dos tigres-de-Bengala, que são chamados os tigres brancos da Índia e tal como o seu nome indica, a sua pelagem é de cor branca com riscos cinzentos. Normalmente, os machos têm cerca de 3 metros de comprimento e pesam cerca de 250 kg. As fêmeas são muito mais leves e não passam os 160 kg e pouco vezes passam os 260 centímetros de comprimento. A sua esperança média de vida é de cerca de 20 anos. 

  • Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae) - é encontrado somente na Indonésia, na ilha de Sumatra.

  • Tigre-malaio (Panthera tigris jacksoni) - encontra-se no sul da Península Malaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário